quinta-feira, 23 de julho de 2009

Vergonha ESTADUAL !

“Nos próximos sete anos, 33 mil jovens entre 12 e 18 anos poderão morrer assassinados nos 267 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. A conta, apresentada hoje em um estudo preparado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), mostra ainda que, nessas cidades, a cada mil adolescentes de 12 anos, dois devem morrer de forma violenta antes de chegar aos 18”. Notícias* como essa são tratadas como corriqueiras, nós suspiramos, refletimos e lamentamos, mas nada podemos ou queremos realmente fazer. Tudo em nosso universo social são números, são dados, estatísticas, que denigrem a imagem evolucionista da humanidade.

A notícia* vai mais adiante: “Esse índice, no entanto, sobe muito quando se analisa as 20 cidades com maiores taxas de mortalidade jovem no País. Em primeiro lugar aparece Foz do Iguaçu (PR), em que 9,7 a cada mil jovens de 12 anos devem morrer antes dos 18. Em segundo lugar está Governador Valadares (MG), com 8,5 por mil. Entre as capitais, a primeira é Maceió (AL)...”. Será possível que de Alagoas não se tem boas notícias nesses números tão apavoradores ? Em todos os índices de tudo que é ruim nessas pesquisas, IDH e etc, este Estado aparece sempre como vilão. Se é a expectativa de vida para a juventude, se é o analfabetismo, se é o trabalho escravo, se é a corrupção plena, se é saúde, transporte, educação... O pior. Que pena, as vezes dá vergonha de ser alagoano. Não pelo seu povo ordeiro, trabalhador. Mas pelos seus dirigentes, da esquerda e da direita, incompetentes e desleais. Todos os três poderes muito bem aquinhoados desmerecidos pela realidade da população.

Da notícia* ainda recortei mais dois trechos: 1) “"O perfil desse jovem que morre assassinado é negro, de baixa escolaridade, morador de área carente. Um jovem negro tem 2,6 vezes mais chances de morrer assassinado que um branco; um homem adolescente, 12 vezes mais chances que uma menina", explicou Ignacio Cano, pesquisador da Uerj.”. e 2) “Entre 1990 e 2007, o número de mortes até cinco anos caiu de 137 mil por ano para 51 mil por ano. Mas 65% desses jovens estão deixando de morrer na infância para morrer na adolescência”, afirmou Manuel Bunovich, representante adjunto do Unicef no Brasil.”. É muito importante lembrar que esse texto trata de mortes violentas, assassinatos, não se refere às mortes naturais e acidentais. Pois trata-se de uma guerra civil plena, entre os miseráveis e os ricos, com as televisões a estampar conceitos inúteis em suas propagandas cheias de preconceitos e glamour ! Uma programação vulgar, quase sempre repleta de linguagem chula e informações extremamente filtradas, mentindo e iludindo, ludibriando as mentes com mensagens subliminares. O que me leva a refletir que o pior bandido usa terno e gravata, as vezes togas, e quando não, sem nada fazer, usam tangas nas praias do Caribe.

São nossas crianças, soltas nas ruas, desprotegidas, despreparadas, revoltadas com a condição que se lhes destina a existência. Faz algum tempo vi uma estatística que apontava o Brasil, entre 100 países do mundo, como 97° colocado em distribuição de renda, pau-a-pau com Honduras e Serra Leoa. Pior foi lembrar-me de outras pesquisas, como a do IPEA, que aponta Alagoas como o Estado menos alfabetizado, como a do PNAD, que mostra esse Estado como o mais pobre do País, além do IDJ, com a pior expectativa de vida para a juventude. Isso eleva Alagoas ao pior Estado do Brasil para se viver. Enquanto isso os Taturanas estão de volta. - Onde e quando é que vai parar toda essa badernada ?

*(http://www.estadao.com.br/noticias/geral,unicef-33-mil-jovens-podem-ser-assassinados-em-7-anos,406138,0.htm)

Um comentário:

  1. Ronda

    Era sobre o que mesmo que se falava
    naquela aula em que luan foi assassinado
    em vila canária?
    -Federalismo?
    E quando gabriel levou 16 tiros
    e o arrastaram por 300 degraus
    na vasco da gama?
    -Aliança Nacional Libertadora?
    álvaro e neilson foram baleados
    porque corriam para pegar o ônibus
    em itapuã?
    E lucas que foi abordado por encapuzados
    E assassinado ao lado da namorada grávida de 16
    em são cristóvão
    -Era o fim do acordo de Bretton Woods?
    E a menina que passava roupa
    Não viu que a bala perdida a encontraria
    Na federação?
    -Plano Real? Bolsa família?

    ResponderExcluir